quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DICAS PARA UM ANO NOVO TUDO DE BOM!

Assim como a casa reflete nossa maneira, a forma que organizamos e cuidamos a nossa casa refletem a vida que levamos.
Nesta fase de início de ano as pessoas começam a ficar animadas com o que chamo “as declarações de ano novo”. Assim, a pessoa que quer emagrecer promete que no Ano novo fará uma alimentação exemplar. A pessoa que quer mais dinheiro se compromete com um novo projeto de trabalho. A pessoa que sonha viajar se propõe a fazer uma poupança para isso. E tudo parece que irá de bem a melhor... Doce ilusão! Rapidamente um sentimento de impotência domina os sonhos e no segundo mês do Ano Novo ele já não é mais novo!
Fico me perguntando se isso não poderia ser diferente se olhássemos as pendências dentro da nossa casa. Como emagrecer se além das gorduras acumuladas no meu corpo eu tenho coisas demais acumuladas nos armários, nas gavetas, no “quarto da bagunça”. Como ganhar mais dinheiro se eu jogo pela janela o meu dinheiro com desperdícios – compro jornal e não leio, não resolvo a goteira do meu chuveiro e assim por diante.
Proponho umas dicas que vão colaborar para que as resoluções de Ano Novo efetivamente se concretizem:
1.   Saia de casa e entre de novo. O que é abrir a porta de casa e entrar nela? O que você vê assim que entra em casa? É algo agradável? Surpreendente? A porta se abre livremente? Quem entra na sua casa reconhece que a casa é sua?
A entrada da casa é a entrada das oportunidades da nossa vida. Não deve haver nenhum empecilho na abertura da porta. O hall deve estar sempre limpo e arrumado. Esta entrada deve mostra-se hospitaleira aos olhos de quem entra. É muito bom que fotos da família residente estejam bem a vista, vai assinar o espaço. Um objeto ou cor de parede que surpreenda também é bastante interessante, dá um toque de ousadia e revela que estamos prontos para viver novas e enriquecedoras experiências.
2.   Agora abra o seu armário. Observe-o. Pense que você acaba de ganhar um premio mas que este prêmio não é em dinheiro. Este prêmio será em roupas, sapatos e acessórios. Feche os olhos. Imagine que você acaba de ganhar AQUELE vestido que é maaaaraaavilhoooosooo, que você sempre sonhou e que nunca teve cacife para tê-lo. Ou pense NAQUELA bolsa, chiquérrima.  caríssima também. Pois bem você acaba de ganhar tudo isso e muito mais. Agora abra os olhos e me diga: onde você vai colocar tudo isso? Pois bem, você acaba de perder seu prêmio. Coisas novas só podem chegar onde há lugar para elas. Seu guarda roupas tem que ter pelo menos 30% do espaço livre. Sua cabeça deveria funcionar da seguinte forma: entra uma coisa nova, sai uma antiga.
3.   Vamos falar do amor... Você está buscando sua Alma Gêmea? Então entre no seu quarto. Olhe para o seu quarto e pense o que sua alma gêmea pensaria se fosse compartilhar este espaço com você. Há lugar para ele(a)? Você está se dedicando a fazer o ninho do amor? O seu quarto passa uma atmosfera de romance ou de paixão? É um local arejado, próprio para 2 pessoas circularem?  A sua cama é de casal? Dedique-se ao seu quarto já dedicando ao amor. Prepare o travesseiro dele(a). Determine o lado da cama que você vai oferecer para ele(a). E.... Nunca se deite com uma roupa que você não mostraria a ninguém, ao contrário invista em roupas bem femininas (ou masculinas) e sensuais.
4.   Agora entre no seu banheiro. Este é o local que você cuida de você. É o local onde você se purifica – banho. Se desintoxica – uso da bacia sanitária. Você relaxa – cremes para a pele e rosto. Você se embeleza – barbear, pentear e maquiar. Com vão as coisas por aí? Esta é sua área da saúde. A hidráulica está boa ou há vazamentos? O chuveiro é agradável ou você ao banhar-se tem que ficar procurando o jato d’água? A louça do banheiro está perfeita? O espelho tem uma reflexão boa? Você se sente bem dentro do banheiro? Há umidade e mofo? Caso você não esteja satisfeito com o que vê não deixe para depois: mãos a obra. Um tapetinho felpudo e atraente, uma cortina colorida, uma prateleira com potes interessante e o banheiro já é um novo banheiro. Caso você faça “coleção” de remédios é hora de descartá-los. Remédios só para doentes!
5.   Quem quer dinheiro!!!! Sabe onde fica o tesouro das riquezas na sua casa? Na cozinha. Surpresa? Pois é. A cozinha é que sustenta a família. Olhe para a sua cozinha. Imagine que você está chegando no banco para retirar dinheiro. Você vai retira muito dinheiro? Ou você quer apenas uns trocados? Quando você entra no seu banco ele se parece com um banco imponente luxuoso ou uma cadeira destas que se usa pra fazer jogo do bicho? Perceba que a sua cozinha para dar bons frutos tem que estar limpa, ter equipamentos funcionais e práticos, ser organizada. Se a sua cozinha é do tipo que tem muitos potes e poucas tampas, muitos objetos empilhados e você nunca acha o que quer, panelas sem cabo etc. tá na hora de rever seus conceitos! A Alquimia de se transformar um punhado de feijões em uma feijoada é a fonte da criatividade para conquistarmos os nossos recursos. Se você apenas sustentar a sua família com o básico você terá o básico mas se você se dedicar a sustentar a sua família com um banquete certamente você irá projetar-se.
6.   Contas e outras coisitas mais... Preparado para receber as contas do Ano Novo? Não? Não quer que ela sejam bem maiores do que as que foram neste ano? Não? Cadê as contas deste ano? Estão no fundo de uma gaveta? Você não sabe onde estão? Como assim???? Pois é hora de abençoar as contas que foram pagas. É hora de agradecer ter podido pagar tantas contas e usufruir todo conforto que elas nos proporcionaram. É hora de selecioná-las por prestador de serviço, organizá-las por data, arquivá-las e agradecer. É hora também de abrir um lugar para reunir as que estão por vir como o local das “amiguinhas”. Encontre uma caixa arquivo ou simplesmente uma caixa, procure uma que seja bem bonita, que vc goste de colocar lá as suas contas amigas – abençoe as suas contas. Nada é caro quando percebemos que se pagamos uma conta de luz alta foi porque não sofremos o calor insuportável do verão usando o ar condicionado, que a conta do celular não é cara já que pudemos localizar nossos filhos naquele momento em que o coração se preocupou ou que foi possível dizer Eu te amo ao maridão que estava longe há 2 dias. Vamos amar as nossas contas e cuidá-las para que possamos ter ainda mais amigas e nos trazer mais conforto e prazer.
7.   Se a porta da frente é a entrada... a porta de trás é a saída! Como vai a sua área dos fundos??? Vamos dar um pulinho até lá? O que você vê? Uma área de apoio arrumada, organizada, funcional? Ou estamos diante de um depósito? Que coisas são estas que estão aí? Olhe bem. Um ventilador quebrado? Baldes com tinta seca? Que roda é aquela? Da bicicleta do Paulinho que já está casado há 10 anos? Que panos são estes? Camisetas para fazer pano de chão? Que pano de chão vc está usando? Ah! O pano de saco que você comprou no camelô! Vê se dá jeito nisso! Energia estagnada. O velho não vai embora e toma lugar de coisas novas e boas. Este é seu grande foco de perda de energia em casa. Às vezes você não sabe porque as coisas não funcionam e eu já posso lhe falar que é por isso. Guerra! Atacar! Vamos colocar tudo que não serve para fora e deixar a área dos fundos linda para ser uma área de apoio ao bom funcionamento da casa. Você vai se sentir vitorioso depois de encaminhar tantas coisas inacabadas!
Bom, fiquei cansada! Uma vitória! Estamos prontos para este Ano Novo. Depois desta geral tem muitas coisas boas para acontecer.
Anna Elizabeth Branquinho

Um comentário:

  1. Oi Anna!
    Parábens pelo blog,ficou muito bom!
    Cheio de orientações bacanas e úteis para melhorar a Vida de todos nós. Nos dá uma visão diferente, objetiva, e desapegada das "quinquilharias" que vamos armazenando ao longo do viver.
    SUCESSOOOOO!!!!!!
    Bjs Angela Cristina.

    ResponderExcluir

Postagens populares